O grupo Conexão Diaspora que é a reunião de 4 MC’s, 5 idiomas unindo 2 continentes. São Eles: Kunta Kinte(Senegal), Alomia (Colômbia), SJota (Brasil) e Bixop (EUA). A união dos 04 rappers que através dessa multidisciplinaridade faz com que o trabalho esteja rico em ritmo, melodias e rimas. Os Mcs trazem consigo suas imparidades que se complementam nessa união. Tudo isso unido a 1 trompetista, 01 DJ e 02 Backing vocal. Faz com que essa união multidisciplinar seja potente e marcante.
E dando o ponta pé inicial nesse trabalho o grupo lançou no último mês de novembro seu primeiro single intitulado “Conexões”, música que acaba de ganhar um vídeo clipe lançado no último dia 06/12.

O Show consiste em abordar a necessidade da união dos Pretos, delineando as  conexões entre a diáspora africana na modernidade e os movimentos de protesto que se espalharam por países e regiões periféricas. O que torna o álbum ímpar pela multidisciplinaridade dos MCs e de seus trabalhos. O percurso a ser percorrido ao ouvir Conexão Diaspora  inclui diálogos, estudos dedicados às manifestações artísticas e intelectuais da Diáspora ou a elas relacionada e que também se ocupam do mapeamento da produção, artística, cultural e intelectual Preta.

O Repertório inicia-se com uma apresentação através da linguagem do rádio, presente na cultura de todos os países e elemento importante de disseminação da cultura hip hop pelo mundo, e logo depois é apresentada a ideia de diaspora, da travessia do Atlântico, a mistura das culturas e a construção de suas particularidades em cada país, porém todos vindas da mesma raiz, que é o continente africano. Na sequência é apresentada as principais linhas de conexões, que é o hip hop, cantado em 4 tons, mostrando toda a potência dessa cultura e de cada um dos Mc’s, mas como  a visão de que o hip hop não se limita unicamente a uma questão estética.

A Produção Musical é assinada pelo Músico e Produtor Jonathas Noh que  traz uma mistura cultural de ritmos, melodias e rimas,  tendo como ponto central o hip hop e mesclando com a arte do sampler e arranjos precisos, ritmos como  cumbia, salsa, samba, bossa nova, jazz e blues, estilos musicais todos eles, com suas sementes vindas da África para germinar com sua particularidade e diversidade, em cada localidade onde encontra seu paradeiro, criando suas raízes e crescendo. O fruto é esse encontro de riquezas, que se transformam com característica afro futuristas em Conexão Diaspora.

Produção de Conteúdo por entender que o Hip Hop é agente transformador e que a música tem poder educacional, o conexão Diaspora é também um aditivo no viés educacional.  É um trabalho potente em produção musical e de conteúdo.

As faixas perpassa pela história, cultura e literatura. Temos como referencial Abdias do Nascimento, Carlos Zappata, Cheik Diop e Malcon X. Nossas faixas tem rimas em Wolof / Francês representado pelo rapper Kunta, que enriquece e nos ensina através do seu dialeto e musicalidade.

O símbolo feminino de resistência e liberdade a está presente nas nossas músicas através de  Aline Sittoe diarra,Yacine boubou,Mame Diarra bosso, Mame fa dafa Welle, Rosa Parks e Winnie Mandela, as referências utilizada para expressar a força e magnitude da mulher Preta.                                              Conexão Diaspora teve seu trabalho pautado em referências literárias, políticas e muita pesquisa para que o conteúdo a ser desenvolvido em união com toda a produção musical e imparidade dos MC’s fizesse desse álbum um trabalho repleto de informação e conhecimento.                                                                                         

A  Produção de conteúdo e gestão do conhecimento do Conexão Diaspora, é assinada pela Karina Souza, Produtora Cultural  e gestora de conteúdo da casa Quebrada Groove.

 A Produtora Quebrada Groove produtora independente oriunda do Capão Redondo tem por objetivo apoiar e difundir os artistas independentes e apoiar toda manifestação social, política e Cultural.  Atuando desde 2012 a Quebrada Groove tem dentro do seu escopo de trabalho o Quebrada Groove convida projeto que já gravaram artistas como: Opaninjé, Dory de Oliveira, Sistah Mari, Finu do Rap e tantos outros nomes da cena do Rap Br.  Em 2018 produz e lança o Conexão Diaspora.

O primeiro single do grupo está disponível em todas as plataformas digitais e em breve novos lançamentos viram por ai!

Elaboração de Conteúdo: Karina Souza/SJota

Página Conexão Diaspora: https://www.facebook.com/conexaodiaspora