
CURSO KILOMBAGEM – FANON VIDA E OBRA
O Post de hoje, reúne os autores que identificam em Fanon os subsídios para a consolidação de uma psicologia das relações raciais.
Thiago Sapede, em seu artigo intitulado “Racismo e Dominação Psíquica em Frantz Fanon” explora as ideias de Fanon com vista ao entendimento dos reflexos da dominação colonial na esfera psicológica. O autor identifica no método psicanalítico de Fanon uma responsabilização dos sujeitos colonizados que os incentiva à luta anticolonial como cainho para emancipação psíquica (SAPEDE, 2011).
Já Kawahala e Soler (2010), em seu artigo intitulado “Por uma psicologia social antirracista: contribuições de Frantz Fanon”advogam pela contribuição de Fanon à psicologia social. Em seu artigo refletem sobre o contexto atual brasileiro em que a existência do racismo foi oficialmente reconhecida pelo Estado brasileiro para, em seguida, argumentar pela atualidade de Fanon para pensar as relações entre sociedade e psiquê. Para os autores, as reflexões de Fanon possibilitam equacionar o quanto a a folclorização e etigmatização da cultura negra em uma sociedade racista refletem alteram a subjetividade dos sujeitos negros. Para além deste aspecto, enfatizam a importancia atribuída à Fanon aos acontecimentos sociais, quando relacionada à constituição subjetiva dos sujeitos, e por isso, como no caso anterior, apontam a luta política antirracista como forma de superação dos problemas identificados.
BOA LEITURA!!!