
Este é o último post dessa série especial sobre Fanon. Se estivesse vivo, Fanon completaria 90 anos amanhã (20 de julho de 2015). Para homenageá-lo, apresentamos dois textos que comentam a sua produção intelectual. O primeiro, refaz a sua trajetória de vida e principais aspectos teóricos defendidos pelo autor e o segundo argumenta pelo que seria a sua atualidade no século XXI.
Nos vemos no curso amanhã!!!
O primeiro texto é Frantz Fanon: um itinerário político e intelectual, de Renato Ortiz.
Resumo: O artigo reconstitui histórica e sociologicamente o itinerário político e intelectual do pensador martinicano Frantz Fanon. Inicia com sua inserção no contexto intelectual francês da época, explora como o escritor compreendia a negritude e o racismo, assim como sua politização em meio ao período de des- colonização da década de 1950.
Acesse o artigo aqui: Frantz Fanon: um itinerário político e intelectual

O segundo texto é Ler Fanon no século XXI, de Immanuel Wallerstein
Resumo: Discute‐se a actualidade do pensamento de Frantz Fanon, em torno de três eixos prin‐ cipais que constituem outros tantos dilemas – o uso da violência, a afirmação da identidade e a luta de classes –, demonstrando como, no tempo presente, estas ques‐ tões continuam a ser decisivas na luta por um sistema‐mundo mais justo e solidário.
Acesse o texto aqui: Ler Fanon no século XXI
Filme: Concerning violence, (sobre Fanon) com narração de Lauryn Hill